Lençóis x quantidade de fios

Culturalmente estamos acostumados a escolher nossos lençóis pela quantidade de fios, pois nos convenceram de que essa é a maneira correta.

Mas, posso dizer com a propriedade de quem lida com enxovais há 40 anos:  A quantidade de fios não define a qualidade e maciez de um lençol.

Há muitos elementos que compõem uma escolha assertiva de um enxoval. O principal deles é o toque.

O primeiro fator que deve-se levar em consideração no que se refere ao toque dos tecidos é o comprimento e a grossura da fibra. Fibras longas e finas deixam o toque mais agradável e fibras curtas e grossas, mais áspero.

A nobreza de um lençol também é determinada pela estrutura da trama dos fios que, dependendo como é feita, e pelos tratamentos que envolvem o desenvolvimento dos tecidos. A trama mais nobre, reconhecida mundialmente é a italiana.

Tratamentos como “chamuscadeira” que é uma tocha de fogo para queimar as impurezas e evitar a formação de bolinhas, a “merceirização” que deixa o tecido mais lustroso e com cores mais vivas, a “calandragem” que compacta os fios e os deixam mais macios e com brilho, e também a “sanforização”, que provoca um encolhimento mecânico nas fibras de algodão, tornando-as mais sofisticadas.

Um lençol de 400 fios de fibras curtas e grossas pode não ser tão agradável ao toque como outro com 400 fios de fibras longas e finas. Um bom exemplo são os aventais médicos fabricados com algodão de 400 fios de fibras curtas, mas que não necessariamente são macios, pelo contrário, são ásperos. Ou seja, dois diferentes tecidos de algodão, mesmo contendo a mesma quantidade de de fios por polegadas quadradas, podem ter toques totalmente diferentes!

Todos esses processos e a escolha de fibras premium para a confecção de lençóis é o que determina se será um produto especial ou não, não necessariamente a quantidade de fios

Os lençóis da Valencien, que variam de 300 a 800 fios longos e finos, trama italiana, passam por rígidos controles de qualidade e possuem acabamentosimpecáveis, para que o toque de seus produtos possa proporcionar extremo conforto e suavidade no contato com a pele.

Por esse motivo, toda a equipe Valencien orienta nossos clientes e amigos a comprarem seus lençóis de olhos fechados, antes de buscar pela quantidade de fios.

A alma Valencien está em cada detalhe dos seus produtos.  Cada coleção criada visa transformar sua casa, seu quarto em puro aconchego, refúgio de bem-estar. Queremos que tenha a experiência única de se sentir abraçado por um enxoval Valencien e dormir com prazer em noites reparadoras.